domingo, 17 de abril de 2011

Prova Discursiva


Como vão todos? Eu vou bem e muito feliz. Saiu o resultado de um dos concursos que participei, fui classificada em 19o após a prova discursiva.

Diante de tal resultado, pensei em entrar com pedido de revisão da minha nota de redação; só para especular, tentar uma classificação melhor. Mas, acabei me deparando com a seguinte argumentação: a banca examinadora pode, diante do meu pedido, diminuir a minha nota?


Primeiro, li o edital e não encontrei resposta. Liguei para a FCC, e a atendente apenas disse a banca é soberana....Entrei no twitter, algumas pessoas diziam que não, usando como fundamento o princípio da proibição da reformatio in pejus; outros, o contrário, informando concursos em que isto ocorreu; mandei e-mails para diversos professores e especialistas da área e apenas um me respondeu, Lia Salgado.

A Lia Salgado, para quem não a conhece ainda, é colunista do G1, fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro "Como vencer a maratona dos concursos públicos"; por diversas vezes, já postei alguns dos seus artigos disponíveis no G1. 

Lia me explicou que a banca examinadora pode reduzir a nota. E, portanto, eu teria de ter cuidado e só entrar com pedido de revisão se tivesse bastante segurança - o que eu não tinha. Por fim, sugeriu que verificasse o edital para verificar se dizia algo sobre os recursos.

Com a correta informação e a incerteza sobre minha redação, procurei uma professora de português em uma feira de concursos públicos que está ocorrendo em Salvador - desde sexta(15/04) até domingo (17/04). Super gentil e atenciosa, Rose Sampaio do Só Concursos e Afins analisou comigo a minha redação e opinou por não recorrer.

Em resumo, amigos, leiam o edital e vejam o que ele diz; se for omisso, quanto a este ponto, só entrem com o pedido de revisão se estiverem seguros quanto ao seu pleito. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário