domingo, 19 de dezembro de 2010

DEZ MANEIRAS DE ACREDITAR MAIS EM VOCÊ
Micheline Alves

Ó céus, ó vida, ó azar... Tem sido mais ou menos assim seu discurso nos últimos tempos? Pois saiba que, reclamando da vida, mantendo o pessimismo e se escondendo atrás de desculpas que justifiquem os problemas, pouca coisa vai mudar. Por isso, montamos uma lista básica com os dez passos fundamentais para levantar o astral e a autoconfiança. Praticadas diariamente, essas dicas vão mudar, lá no fundo do seu cérebro, a imagem negativa que você, sem perceber, vem alimentando. São coisinhas simples que fazem a maior diferença.

Pensar positivo
Para que as coisas comecem a mudar, o primeiro passo é abandonar de vez o pessimismo. Porque se nem você acreditar que é capaz de conseguir o que quer, fica difícil tentar qualquer coisa. Trabalhe o pensamento procurando mostrar a si mesma que pode, sim, conseguir vencer. É essa imagem que deve ficar registrada no seu cérebro.

Mudar a postura corporal
Quem quer ser a poderosa não pode ficar toda encolhida, curvada. Manter a coluna ereta por si só já muda a estrutura energética do corpo. Fique atenta a esse detalhe e sinta a diferença.

Manter a voz firme
Ao falar, você mesma está se ouvindo, embora não preste atenção. Que som está indo para o seu subconsciente? Uma coisa bem fraquinha, sem vitalidade, de quem está quase desistindo? Ou uma voz decidida, de quem quer deixar bem claro a que veio? Assim como a postura corporal, o tom da voz é muito importante. Seja firme. Faça exercícios para projetar a voz e ter mais clareza ao pronunciar as palavras. Fale para fora.

Afastar-se das más companhias
Sabe aquelas pessoas que criticam tudo, reclamam da vida o tempo todo e parecem ter uma nuvenzinha negra eternamente sobre a cabeça? Fuja delas, porque elas te puxam pra baixo. Fique perto de gente bem-sucedida – não necessariamente no lado financeiro, mas que estão felizes com o que fazem e com a vida que levam. Afaste-se de energias negativas. Elas são incrivelmente contagiosas.

Buscar exemplos bem-sucedidos
Os neurolinguistas acreditam que as pessoas podem adquirir o sucesso dos outros. A dica é ir atrás de gente que se deu bem e observar as atitudes, os valores, a postura. Preste atenção em quem fala bem, escreve bem ou faz bem qualquer coisa que você também queira fazer. Assista a filmes e leia biografias sobre personagens que você admira e nos quais não faz mal nenhum se espelhar. Isso aumenta seu acervo de imagens positivas.

Não ser simplória
Até a mais despojada das criaturas precisa de um pouco de ambição. Em vez de pensar “queria tanto ganhar um dinheirinho...”, assuma que o que você realmente deseja é ganhar bem, trabalhar num lugar, muito legal, conquistar coisas. Não queira ser politicamente correta se na verdade o que você quer é mais. Sonhar é mais do que permitido.

Valorizar as coisas boas de sua trajetória
Dê mais peso às coisas positivas que já aconteceram na sua vida e apague o que for ruim. Lembre-se sempre do dia em que você tirou uma boa nota, recebeu um elogio no trabalho, conquistou alguma coisa depois de batalhar muito. Você vai enxergar que tem poder, que já conseguiu coisas. Em vez de remoer mágoas, pense apenas nas situações em que se sentiu amada, querida, recompensada.

Estudar sempre, com muita garra
Em tudo o que fizer, seja paliçada. E isso não vale só para a educação formal, não. Se quer conquistar um homem, estude a estratégia dele. Veja como anda, o que faz, o que não gosta. Isso lhe dará subsídios para agir. No trabalho, a mesma coisa: se está sonhando com determinado cargo, estude tudo o que é necessário para quem quer chegar lá. Tenha entusiasmo e mostre a si mesma que está lutando, que tem força de vontade. Você pode tudo.

Cultivar a alegria
Vai ser difícil conseguir o que quer ficando triste por qualquer motivo. “Ah, mas a vida está difícil, estou cheia de problemas, nada dá certo...” Pare de pensar assim e busque motivos de alegria. Chame os amigos e prepare uma comida deliciosa, alugue uma pilha de comédias, ligue para aquela pessoa que você adora e não vê há séculos. Ou então invente um motivo: construa uma imagem com cor, luz e movimento em que você se enxerga toda feliz e saltitante. Veja um filme em que a protagonista é uma alegria só e imagine-se no seu lugar. Faça qualquer coisa, mas espante esse baixo astral!

Abandonar a ansiedade
Entenda que toda mudança leva tempo. Para tudo o que se pretende conquistar, é preciso esperar com calma, com serenidade. Está de olho num emprego? Não tente pular etapas. Prepare-se, faça um bom currículo, coloque-se interessada... e aguarde! Procure se centrar no agora, sem querer antecipar o que precisa de tempo para amadurecer. Se a ansiedade bater, respire fundo, conte até dez e diga a si mesma: “Vou ter calma, não vou me desesperar. E vou conseguir, pois tenho poder para isso”.

3 comentários:

Unknown disse...

Esse post foi feito p mim!!! =D Tks, Lorinha!!

Kátia Moreira disse...

Chegando e gostando mto do seu blog!

Loconcurseira disse...

Fico muito alegre por saber disto. Se quiser, torne-se uma seguidora do blog, assim, vc ficará informada das atualizações.

Postar um comentário