domingo, 29 de maio de 2011

Prova de Concurso Docente será em agosto de 2012

*Disponível em: 

Pela primeira vez, o Comitê de Governança responsável pela elaboração da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente se reuniu para tratar do exame, que está previsto para agosto do ano que vem. Entre as discussões, estava na pauta o cronograma com as próximas etapas da prova.

O comitê, instituído pela Portaria Normativa nº 3, de março deste ano, é composto pela presidente do Inep, Malvina Tuttman, e representantes da autarquia, da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/ MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), de entidades de estudos e pesquisas em educação e do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras – FORUMDIR.

domingo, 22 de maio de 2011

Proposta fixa pena para fraude em concurso ou vestibular

*Reportagem de Luiz Claudio Pinheiro. Edição de Juliano Pires, disponível em: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/SEGURANCA/197027-PROPOSTA-FIXA-PENA-PARA-FRAUDE-EM-CONCURSO-OU-VESTIBULAR.html. Acesso em 22/05/2011.


A Câmara analisa o Projeto de Lei 327 /11, do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que estabelece pena de reclusão de dois a seis anos, além de multa, para o crime de fraude em concurso público ou exame vestibular.

A proposta acrescenta artigo ao Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40). O deputado explica que o projeto busca preencher uma lacuna, já que ainda não existe legislação específica para o ato de fraudar concursos públicos, e esse crime precisa ser enquadrado em outros artigos do código.

domingo, 15 de maio de 2011

Aprovados em concurso poderão ter direito a contratação imediata

* Reportagem de Lara Haje. Edição de Daniella Cronemberger, disponível em: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/195532-APROVADOS-EM-CONCURSO-PODERAO-TER-DIREITO-A-CONTRATACAO-IMEDIATA.html. Acesso em 15/05/2011.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 27 7 /1 1 , do deputado Romero Rodrigues (PSDBPB), que torna obrigatória a contratação imediata de candidatos aprovados em concursos públicos federais da administração direta e indireta. A proposta estabelece regras distintas para os processos de recrutamento na administração direta e indireta.

domingo, 8 de maio de 2011

Cadastro de reserva: valiosa oportunidade de ingressar no serviço público


Artigo escrito por autor não indicado pelo site IG.


Exemplos de concursos que oferecem cadastro de reserva e que contabilizam grande número de convocações dentro da validade da seleção não faltam. O mais recente é o do Ministério Público da União que, no ano passado, convocou mais de mil aprovados no concurso que trouxe 594 vagas imediatas e cadastro de reserva. O Banco do Brasil, por sua vez, ofereceu apenas cadastro de reserva em 2007 e convocou mais de três mil aprovados em quatro regiões do país. Os tribunais também estão entre os órgãos que costumam convocar inúmeros aprovados, mesmo sem apresentarem a previsão inicial de vagas.

Entre outros motivos para se prestar concursos que formam cadastro de reserva, está a frequência com que os órgãos públicos confirmam a necessidade de pessoal em diversos setores. Determinadas áreas sempre carecem de profissionais, e quem está no banco de reserva pode ser convocado para assumi-las. 

domingo, 1 de maio de 2011

INSS

A Assessoria de Comunicação do Ministério da Previdência, segundo informação colhida e noticiada pela FOLHA DIRIGIDA em 29/04/2011 através de seu site, afirma que o concurso para técnico do INSS ocorrerá ainda neste ano. Contudo, a FOLHA ressalta que a referida assessoria não adiantou datas, nem número de vagas.
Estímulo, muito mais do que bem vindo, para você caro colega concurseiro que persiste em sua preparação para as provas do INSS. E se você saiu deste time, retorne imediatamente e bons estudos!